Os centros de saúde vão assegurar resposta aos utentes durante o fim de semana alargado de Natal, com mais de 180 unidades a funcionar na véspera e no dia de Natal em horário complementar.
Na região estarão abertas as unidades de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. Funcionarão nestes três dias, com exceção de Belmonte, que fecha no dia 25.
Segundo da a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do SNS, com o objetivo de disponibilizar à população alternativas aos serviços de urgência em caso de situação de doença aguda não emergente.
«Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, a população deve contactar o SNS 24 para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112», lembra aquela entidade, sublinhando que «a utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo decisiva para o melhor funcionamento da rede de unidades do Serviço Nacional de Saúde».