Sociedade

Presidente da República avisa que regresso do estado de emergência está «em cima da mesa»

Escrito por Luís Martins

«Eu disse, no 5 de Outubro, que o que se entender que tem de ser decidido será decidido». Foi desta forma que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu ao “Expresso” que estão todas as medidas em cima da mesa para travar a pandemia da Covid-19 e que já discutiu com António Costa o regresso ao estado de emergência, argumentando que quando o primeiro-ministro fala dessa possibilidade o faz «porque se trata de uma matéria que tem sido apreciada nas conversas com o Presidente da República».

Estas declarações surgem depois de tanto o presidente, como o primeiro-ministro terem confirmado que estão disponíveis para implementar medidas mais restritivas do que as anunciadas na semana passada e de António Costa ter apontado a possibilidade de um regresso ao estado de emergência. «Esperemos que isto não tenha de chegar ao ponto em que o Presidente da República tenha de voltar a declarar o estado de emergência», avisou o chefe do Governo em Bruxelas na sexta-feira.

Obrigar as pessoas a confinamento obrigatório a partir de certa hora, tal como tem acontecido em vários países europeus, ou confinamentos locais são algumas das medidas equacionadas. O regresso ao estado de emergência será um recurso a adotar só em último caso, com o primeiro-ministro a alertar para os custos económicos e sociais desta decisão. Também em entrevista ao “Expresso”, o ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, avisou que o confinamento dever ser evitado: «O confinamento que fizemos determinou uma quebra no segundo trimestre de 16,8 por cento do PIB», afirmou.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply