Limpezas de inverno no litoral
As limpezas de inverno podem evitar humidade e degradação dos materiais. A Jani-King dá dicas para limpar a casa, especialmente se mora no litoral.
Com a chegada da estação com temperaturas mais baixas, dias mais curtos, muita chuva e alguns desafios específicos para a manutenção das nossas casas. A limpeza de inverno é muito importante para preservar a integridade e a estética das residências, especialmente no litoral.
Todas as zonas costeiras de Portugal são especialmente afetadas pela combinação de chuva intensa, ventos fortes e a proximidade do mar. Estas condições são propícias a danificar residências, armazéns, escolas e outros edifícios, como mofo e deterioração das madeiras.
Cidade a cidade, o clima influencia as limpezas de inverno
Não se trata apenas de danos estéticos: o inverno pode mesmo comprometer a integridade das estruturas urbanas. As fortes chuvas de dezembro de 2022, por exemplo, causaram prejuízo de 49 milhões de euros em Lisboa, onde a necessidade de serviços de limpeza especiais é bastante sentida.
O mesmo acontece com os restantes municípios situados no Vale do Tejo, como por exemplo Almada, onde o parque habitacional mais antigo nem sempre reúne as melhores condições de salubridade e a necessidade de limpeza profissional é uma realidade.
Os prejuízos causados nas estruturas pelo mau tempo são, cada vez mais, uma preocupação das autarquias e outras entidades. É o caso da Câmara Municipal de Cascais, que elaborou um plano estratégico para as alterações climáticas, focado na prevenção e monitorização de diversos indicadores.
Oeiras tem uma situação privilegiada à beira-mar, sendo muito frequentada durante todo o ano para atividades ao ar livre e desportos marítimos. No entanto, a humidade relativa varia entre os 55% em agosto e 73% em janeiro. Estas condições exigem também serviços específicos de limpezas de inverno.
Mas a humidade proveniente da chuva e da maresia pode infiltrar-se nas paredes e fundações de qualquer outra cidade litoral. Em outubro passado, a chuva e o vento da tempestade Aline causaram quase 300 ocorrências, só na região metropolitana do Porto.
Para o setor hoteleiro, é especialmente importante oferecer instalações limpas e saudáveis, independentemente da quantidade de chuva. Como um dos destinos turísticos mais procurados no inverno, Aveiro tem esse cuidado de contratar serviços especializados de limpeza.
Um pouco mais a norte, o concelho de Braga revela quatro estações bem definidas ao longo do ano, com invernos particularmente chuvosos, temperaturas frequentemente negativas e ventos fortes – as conhecidas Nortadas.
Consideremos agora o Algarve, conhecido pelos 300 dias de sol por ano e clima mediterrânico. As características semiáridas não evitam a necessidade de limpeza em Faro. Pelo contrário, a amplitude de temperaturas exige que as habitações se mantenham em condições para enfrentar os verões quentes e secos que se seguem.
Como pode a limpeza contribuir para a manutenção das nossas casas?
As casas mais próximas do mar enfrentam um desafio. A maresia traz consigo a deposição de sal nas superfícies, o que pode corroer materiais expostos ao longo do tempo. E os ventos fortes podem transportar areia e outros detritos, danificando fachadas e janelas. Por outro lado, a humidade constante proporciona um ambiente propício para o crescimento de mofo e fungos, o que prejudica a qualidade do ar interior, além de comprometer a integridade estrutural das casas.
Uma limpeza de inverno profunda ao redor de todo o edifício é essencial para remover resíduos acumulados, como folhas, galhos de árvores e sujidade, direcionar adequadamente as águas da chuva e evitar infiltrações.
A pintura exterior das superfícies e os telhados sofrem um desgaste ainda maior, já que estão sujeitas às intempéries de inverno. A exposição constante à humidade e variação de temperaturas pode causar bastantes estragos, pelo que é aconselhável fazer a manutenção regular da pintura e não descurar a revisão do telhado.
5 dicas para limpezas de inverno
Para preservar as habitações e outras estruturas situadas no litoral durante o inverno, é fundamental adotar práticas de limpeza preventiva.
Conheça as dicas da Jani-King:
- Identifique as fontes de humidade e remova o excesso de salitre, fazendo as reparações necessárias.
- Limpe os canais de drenagem (algerozes, caleiras, esgotos e outras condutas de água).
- Garanta a adequada ventilação dos espaços interiores.
- Faça uma limpeza profunda de radiadores e outros sistemas de aquecimento para que o ar circule livremente.
- Lave os vidros e garanta que janelas e portas têm isolamento térmico.
Face aos desafios únicos que o inverno impõe a diferentes localidades em Portugal, a Jani-King é a parceira ideal para a limpeza e manutenção não só de casas particulares, mas também de diversos estabelecimentos empresariais e institucionais. É o caso de escritórios, fábricas, restaurantes, hotéis, armazéns, lojas, escolas ou hospitais que desejem oferecer um espaço limpo e seguro para colaboradores e clientes, especialmente no inverno.