Sociedade

IPG vai ter curso de Análise de Dados

Escrito por Jornal O INTERIOR

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) criou um curso técnico superior profissional (CTeSP) em Análise de Dados, que será o primeiro nesta área no ensino público em Portugal.
A formação destina-se a dar resposta ao «desafio da transformação digital e elevada procura do mercado por analistas de dados», adianta o presidente do IPG, em comunicado enviado a O INTERIOR. «O objetivo é preparar profissionais com formação de base em ciências informáticas e estatística para trabalhar em setores como saúde, indústria, comércio e serviços», refere Joaquim Brigas. O responsável acrescenta que se trata de «uma aposta estratégica do Politécnico da Guarda na área da ciência dos dados, que está em clara expansão e onde se regista uma elevada carência de profissionais no mercado de trabalho». Isto porque a Análise de Dados é «uma área emergente devido à acelerada evolução tecnológica e à necessidade de gerir e de criar conhecimento a partir da enorme quantidade de informação que é processada diariamente», acrescenta a diretora do CTeSP, Cecília Rosa.
Com duração de dois anos, o curso vai preparar técnicos para «criarem e administrarem bases de dados, para dominarem armazéns de dados e, sobretudo, para extraírem conhecimento a partir dos dados, transformando-os em informação inteligente», explica o IPG. O último semestre decorrerá «em contexto laboral, numa das empresas ou instituições públicas parceiras» do IPG, que também anunciou a criação de um novo CTeSP para preparar guias da natureza para o ecoturismo, na sequência de uma proposta da Associação Geopark Estrela, refere a diretora do curso, Ana Lopes.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply