Sociedade

Investigação do IPG sobre valorização de biorresíduos premiada em jornadas ibéricas

Dsc 5391
Escrito por Efigénia Marques

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) venceram o “Best Paper Award”, na categoria de Desenvolvimento Sustentável, das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica com um artigo sobre a recolha e a reciclagem de biorresíduos em 14 municípios.
«A investigação que propõe o desenvolvimento de sistemas de recolha na via pública e porta-a-porta, bem como de reciclagem por compostagem doméstica e comunitária de biorresíduos – numa perspetiva mais económica e sustentável –, foi um dos 186 artigos científicos analisados pelo júri e alcançou o primeiro lugar entre os 11 da sua categoria», divulgou o IPG em comunicado enviado a O INTERIOR. Composta pelos investigadores Fátima David, Pedro Rodrigues, Elisabete Soares, Elisabete Monteiro, Nuno Melo, Jorge Gregório e Ricardo Rodrigues, a equipa do Politécnico guardense contou com a parceria da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB).
«As nossas propostas vão ao encontro das necessidades territoriais de municípios dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, tendo em vista as melhores soluções ambientais e financeiras», afirmou Fátima David, docente do IPG e uma das autoras do artigo. Estão envolvidos no estudo os concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply