Sociedade

Alunos do IPG criam sistema para carro medir taxa de alcoolémia

Alunos Ipg
Escrito por Efigénia Marques

O projeto “Safe Lives”, criado por três alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), venceu a quinta edição do concurso “Link Me Up – 1000 ideias”. O objetivo é reduzir os acidentes de viação provocados pelo consumo de álcool.
A equipa é composta por Ferran Payá, do curso de Comunicação e Relações Públicas, Samantha Santos e Inês Barroso, de Enfermagem, que adiantou a O INTERIOR que a ideia era «fazer algo relacionado com a tecnologia e sabemos que há muitos acidentes rodoviários associados ao álcool». Por isso criaram este sistema que consiste em «colocar sensores no volante e câmaras para realizar a leitura do hálito, ritmo cardíaco e tacto, conseguindo avaliar a taxa de alcoolémia do condutor». Se este apresentar níveis de álcool no sangue acima do permitido «o carro emite um alerta e, caso a condução seja iniciada, desliga-se automaticamente devido a um erro humano. À segunda tentativa o carro bloqueia e não anda mais», refere Inês Barroso.
Questionada quanto à privacidade dos condutores, a estudante do IPG explica que as câmaras colocadas no carro «gravam apenas no momento, não fica guardado» e sublinha que «grava no momento para saber se há movimentos de embriaguez». Além disso, lembra que o “Save Lifes” «também é para reduzir multas», isto é, «se o condutor descobrir que tem uma taxa de alcoolémia que dá multa, o carro vai bloquear e, não andando, o condutor não é multado».
Desde dezembro que os três alunos têm trabalhado neste projeto com a colaboração do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply