Em destaque Sociedade

Greve de professores e funcionários suspende aulas na Secundária Afonso de Albuquerque

Img 1132
Escrito por Carlos Gomes

A Escola Secundária Afonso de Albuquerque na Guarda cancelou as atividades letivas, esta sexta-feira, devido à greve nacional de professores e funcionários. O principal constrangimento prende-se com a falta de pessoal para o normal funcionamento da cantina. Os profissionais de educação cumprem hoje um dia de greve nacional para exigir a valorização da carreira, uma paralisação convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP). A greve, que abrange todos os profissionais da educação, desde assistentes técnicos e operacionais, docentes, técnicos superiores e especializados, foi convocada para assinalar «a importância e a necessidade urgente de valorizar e dignificar todos os profissionais da educação», refere o sindicato.
No pré-aviso entregue no final de Outubro, o STOP pede aumentos salariais num valor mínimo de 120 euros, uma avaliação «justa e sem quotas, o direito à formação gratuita e em horário laboral, uma gestão escolar democrática”, com a eleição do diretor e coordenações por todos os trabalhadores da escola e a possibilidade de acesso de todos à Caixa Geral de Aposentações».
O sindicato insiste também no fim do processo de municipalização na educação, que diz «potenciar assimetrias regionais no acesso à educação e ser prejudicial para os assistentes operacionais».

Sobre o autor

Carlos Gomes

Leave a Reply