Sociedade

Governo vai apoiar equipamentos sociais nas áreas atingidas pelos fogos

Dsc 0604
Escrito por Efigénia Marques

O Governo vai lançar este mês um aviso específico para equipamentos sociais em áreas atingidas pelos incêndios, no valor de 12 milhões de euros, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Segundo Ana Mendes Godinho, que esteve na Guarda na passada sexta-feira, o procedimento integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e destina-se a apoiar respostas na área do envelhecimento nas regiões abrangidas pela declaração de situação de calamidade aprovada recentemente pelo Conselho de Ministros. «Reconhecemos que o investimento social é determinante, também como uma forma de recuperação, dinamização e fixação das populações», explicou a governante durante uma sessão de divulgação e entrega de contratos dos projetos aprovados, no âmbito do PRR, para Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais nos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu, realizada no Politécnico.
A ministra admitiu que o aviso será «um momento de oportunidade» que as instituições devem aproveitar, num contexto de «prioridade e preocupação» que o Governo tem tido em «acelerar o investimento social». Na sexta-feira foram assinados 17 contratos com IPSS para requalificação de creches, respostas a idosos e também para a área da deficiência. Entre as instituições contempladas estão a Misericórdia de Celorico da Beira, a Associação Sócio Terapêutica de Almeida, a Fundação Gaspar Emanuel Cardoso (Viseu), a Fundação Bissaya Barreto (Coimbra), o município de Vila de Rei e a Misericórdia e Hospital de São João da Vila, na Lousã.
Na região Centro, no âmbito do PRR, já foram aprovados 31 projetos, para 36 respostas e 1.119 lugares com intervenção, num investimento global de 25,3 milhões de euros, sendo 18,9 milhões de financiamento público e 6,4 de financiamento privado. A nível nacional, de acordo com Ana Mendes Godinho, no âmbito do PRR e do Programa PARES, já estão aprovados 589 projetos para equipamentos sociais, que abrangem cerca de 35 mil lugares de pessoas, com um investimento total de cerca de 675 milhões de euros.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply