O Bairro de São Domingos vai abrir, na quinta-feira, o roteiro de bailes populares da edição deste ano do evento “Santos da Guarda”, que decorre até dia 24 numa organização da autarquia em parceria com associações locais.
A programação foi revelada esta segunda-feira em conferência de imprensa. Como habitualmente, a festa dos santos populares começa nos bairros da cidade e depois de São Domingos segue para os Galegos (sexta-feira), Bonfim (sábado) Bairro do Torrão (domingo); Bairro N. Senhora de Fátima (dia 10), Alfarazes (dia 11), Lameirinhas (dia 12), Sequeira (dia 15), Póvoa do Mileu (dia 16), Bairro da Luz (dia 17), São Vicente (dia 18) e Bairro do Pinheiro (dia 19).
A festa de encerramento realiza-se de 21 a 23 de junho na Praça do Município e inclui uma feira de artesanato no Jardim José de Lemos. Este ano oito bairros da cidade concorrem ao melhor caldo de grão de São João, são eles o do Pinheiro, S. Domingos, Galegos, N.ª Sra. de Fátima, Alfarazes, Mileu, Bairro da Luz e S. Vicente. Com desfile marcado para dia 22, vão competir as marchas do Bairro da Luz, Sequeira e São Vicente, além das convidadas Marcha de Belmonte e de Alcântara (Lisboa).
Do cartaz musical destaque para as atuações de José Malhoa (dia 23) e dos grupos Impakto (dia 21) e Tokadançar (dia 22). Pela Praça do Município vão também passar grupos de bombos, concertinas, de cantares e ranchos folclóricos. O evento “Santos da Guarda” termina no dia 24 com a centenária feira de ano de São João, na zona de estacionamento do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare.