Já é conhecido o programa da receção dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que chegam na manhã de 5 de março à Sé de Castelo Branco e rumam à Guarda nessa tarde.
Na cidade mais alta tudo começa às 15 horas, com um cortejo entre o Paço da Cultura e a Igreja da Misericórdia e, a partir dali, para a Praça Velha. A festa do acolhimento, com juventude de todos os pontos da diocese, contará com um concerto de inspiração cristã, pela “Banda da Paróquia”, de Coimbra. Pelas 18 horas haverá uma missa na Sé Catedral, realizando-se à noite uma vigília de oração. A celebração do envio dos símbolos por toda a diocese está marcada para o dia seguinte na Sé. O percurso começa no arciprestado de Pinhel/Figueira de Castelo Rodrigo (6 a 10 de março), prossegue nos arciprestados de Almeida/Sabugal (10 a 13 de março), Fundão/Penamacor (dia 13 a 17), Covilhã/Belmonte (dia 17 a 20), Seia/Gouveia (dia 20 a 24), Celorico/Trancoso (dia 24 a 27) e Guarda/Manteigas (de 27 de março a 2 de abril).
Na mudança do arciprestado da Covilhã/Belmonte para o de Gouveia/Seia, no dia 20 de março, haverá uma celebração diocesana a partir das 15 horas, na zona da Torre (Serra da Estrela), isto se o tempo o permitir, caso contrário esse momento transitará para a cidade de Seia. No dia 3 de abril os símbolos serão entregues à Diocese de Viseu.