Região

Municípios organizam feiras do queijo em fins de semanas diferentes

Queijo 3
Escrito por Efigénia Marques

Contrariamente ao que acontecia, este ano as feiras do queijo Serra da Estrela não vão decorrer simultaneamente durante o fim de semana de Carnaval.

Adiadas devido à situação epidemiológica, os tradicionais certames de Celorico da Beira, Gouveia, Seia e Fornos de Algodres foram reprogramados para março e abril e nenhum irá coincidir com o dos vizinhos. Com a necessidade de remarcar novas datas, os quatro municípios chegaram a consenso para as feiras deste ano. «Houve um esforço de concertação de datas de modo a evidenciar aquele que é o ex-libris da região, o queijo da serra, promovendo o património por cerca de um mês em todo o território», adianta o vice-presidente da Câmara de Fornos de Algodres. Segundo Alexandre Lote, «não foi difícil» chegar a acordo, pois este ano há «uma oportunidade» de promover esta iguaria «por um período mais alargado de tempo». «Este é o melhor queijo do mundo e estes certames são uma valorização do território, mas também uma homenagem aos produtores, pastores e queijeiras dos nossos concelhos», realça o autarca.

A feira do queijo de Fornos de Algodres está agendada para 26 e 27 de março, em Celorico realiza-se no fim de semana anterior, de 18 a 20 de março, e em Seia terá lugar a 23, 24 e 25 de abril. Já em Gouveia ainda não há informação oficial sobre a data do evento. Ainda assim, e com o calendário já definido, Alexandre Lote diz estar «preocupado com a seca» que está a assolar o país e a região com impactos na produção de queijo devido «à falta de pastagens, o que é decisivo para a quantidade de queijo produzido». No caso de Fornos de Algodres, «já há medidas em desenvolvimento e sabemos que o impacto climatérico possa ser efetivo na produção, mas esperamos que as condições melhorem».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply