Sociedade

Curso “Migrações e Desafios da Integração” reúne participantes de todo o país no Fundão

Escrito por Luís Martins

A primeira edição do curso “Migrações e Desafios da Integração” está a decorrer até sábado, no Fundão, com 50 participantes provenientes de diversas regiões do país. A formação é resultado de uma parceria estabelecida entre a Universidade da Beira Interior (UBI), o ISCTE e o município fundanense e realiza-se no Centro de Migrações do Fundão.

Participam quadros da da administração central, de autarquias e de instituições da sociedade civil, como a Fundação Aga Khan Portugal, Associação Kamzumbá e centros locais de Apoio à Integração de Migrantes. Está também presente um funcionário da Embaixada da Geórgia, em Lisboa, e uma representante de Timor-Leste, além de representantes de associações de desenvolvimento e de organizações não-governamentais.

O programa aborda temas como políticas migratórias, matérias documentais, desafios do acolhimento e integração, assim como palestras e conferências de vários especialistas, académicos e ex-governantes. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que tem a tutela das migrações, participou na conferência realizada ontem. Estão previstas visitas de campo a empresas e entidades da região, onde existem reconhecidas boas práticas no campo da integração de migrantes no mercado de trabalho.

«A UBI, fortemente empenhada na boa concretização e no sucesso da iniciativa, aporta a esta formação uma abordagem relacional na integração dos imigrantes, decorrente da experiência que detém ao nível da investigação e do envolvimento em projetos que promovem a luta contra a exclusão social e a inclusão de públicos vulneráveis», refere Alcides Monteiro, coordenador da UBI desta Academia Mais Integração.

As 50 vagas para esta edição da academia esgotaram rapidamente, razão pela qual as entidades organizadoras já decidiram realizar uma nova edição no próximo outono.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply