Covid-19

Governo decreta semana de contenção de 2 a 9 de janeiro por causa da Covid-19

Escrito por Luís Martins

O reforço da vacinação, da testagem e do uso de máscaras, bem como a necessidade de testes obrigatórios, são algumas das medidas aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros para travar a quinta vaga da Covid-19 em Portugal

O Governo decidiu também decretar como “semana de contenção” o período entre 2 e 9 de janeiro, que implicará o teletrabalho obrigatório, o adiamento do recomeço do segundo período letivo para 10 de janeiro – estes dias serão compensados com menos dois dias de férias no Carnaval e dois na Páscoa – e o encerramento de discotecas. O objetivo é «evitar o cruzamento de pessoas e que janeiro de 2022 se aproxime do trágico janeiro de 2021», disse o primeiro-ministro no “briefing” final do Conselho de Ministros.

Desta reunião saiu também a necessidade de reforçar «o esforço de vacinação» até 19 de dezembro, além da testagem regular das pessoas, do teletrabalho sempre que possível e do uso obrigatório de máscaras em todos os espaços fechados. Volta também a ser exigido o certificado digital em restaurantes, hotéis. eventos com lugares marcados e ginásios, sendo obrigatório o teste negativo para visitas a lares, a doentes internados em unidades de saúde, em grandes eventos sem lugares marcados ou recintos desportivos e em discotecas e bares. Os testes passam a ser obrigatórios para quem entrar em território nacional.

António Costa anunciou também que estas medidas entram em vigor a 1 de dezembro, data em que o país entra em situação de calamidade. «A vacinação tem permitido salvar vidas, diminuir número de infetados e que os infetados tenham uma doença com menor gravidade», acrescentou o primeiro-ministro. No entanto, ter uma taxa elevada de vacinação «não significou o fim da pandemia», mas «permite estar numa situação mas segura do que outros países europeus».

«Todos queremos um Natal em segurança e que depois disso queremos retomar a vida em segurança», daí o período de contenção do início de janeiro, durante o qual é pedido aos portugueses que «limitem os contactos fora do universo familiar na primeira semana de janeiro».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply