A praia fluvial de Valhelhas, galardoada com a Bandeira Azul e com o símbolo “Qualidade de Ouro”, da Quercus, situa-se no rio Zêzere, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE). Há 14 anos que hasteia a Bandeira Azul e, para o presidente de Junta, Hélder Saraiva, este reconhecimento «é o premiar de um complexo de lazer dotado de infraestruturas de apoio, numa área de grande beleza paisagística, onde toda a gente pode passar momentos de descontração».
A juntar à Bandeira Azul, a praia fluvial de Valhelhas conta ainda com mais dois galardões, simbolizados nas bandeiras de Praia Acessível e de Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus. «Todas estas distinções premeiam a praia de Valhelhas como uma das melhores a nível distrital e arrisco dizer a nível nacional», sublinha o autarca. Na sua perspetiva, esta zona balnear tem condições para melhorar, o que já se verifica pelas construções de novas estruturas que vão permitir «dar novas condições a todos os que nos visitam». O espaço é considerado o grande motor desta freguesia do concelho da Guarda e conta com muita história relacionada com a aldeia, sendo que a gastronomia e a hospitalidade das pessoas «são também marcos desta região».
A praia fluvial já é conhecida a nível nacional e é «a grande bandeira de Valhelhas», que vai sendo preservada e melhorada ao longo dos anos. «É motivo de orgulho ter uma praia com estas qualidades, para além das águas, a fauna e flora, o estatuto prioritário de preservação e a localização tornam a área numa grande beleza paisagística não só para a aldeia de Valhelhas, mas também para todo o concelho e distrito da Guarda», destaca Hélder Saraiva. Apesar de continuar a ser preservada continuamente, a praia sofre com as intempéries do Inverno que destruíram a margem sul do espaço. Contudo, essa área já foi reabilitada «com o apoio do município e, à medida que vamos podendo, vamos reabilitando a praia e melhoramos as infraestruturas para dar melhores condições e utilidade a quem nos visita».
As novidades deste ano passam também pela construção das escadas de acesso à piscina das crianças. A praia fluvial acolheu no ano passado cerca de 75 mil pessoas e continua a atrair turistas e banhistas, pelo que o presidente da Junta acredita que será possível «bater esse número» este Verão porque Valhelhas «é cada vez mais requisitada». Mesmo com todas as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), «será um Verão bastante bom para visitar a praia fluvial de Valhelhas», garante Hélder Sequeira.
A praia fluvial tem ainda um parque de campismo e autocaravanismo, que permite aos visitantes pernoitar na região a cerca de 540 metros de altitude. Já o Soadro do Zêzere é outra opção para ficar na aldeia. Os restaurantes Vallecula e “Soadro do Zêzere” apresentam uma oferta gastronómica variada com pratos típicos da região.