O presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura (PSD), e o ex-presidente do município da Nazaré, Walter Chicharro (PS), são os únicos candidatos à presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP), nas eleições de hoje.
Luís Tadeu (PSD), autarca de Gouveia, não chegou a formalizar a candidatura. «Já acabou o prazo para entrega das candidaturas e entraram duas candidaturas, da Nazaré e de Pinhel. O prazo terminou no dia 13 de março e o senhor presidente da Assembleia Geral já analisou os documentos, este é um processo que passa ao lado da comissão executiva», assinalou Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, que assumiu a presidência em exercício após a morte, a 27 de dezembro, do anterior titular, Raul Almeida, e até à realização das novas eleições. O colégio eleitoral da entidade regional de turismo é constituído por cerca de 160 entidades, públicas e privadas (nomeadamente operadores turísticos e outros organismos do setor), entre as quais 100 municípios da região Centro, que irão eleger um novo presidente. A restante equipa da comissão executiva, constituída por quatro vogais, entre os quais a vice-presidente Anabela Freitas, que foi presidente da Câmara Municipal de Tomar até 2023, mantém-se em funções.
Questionada pela agência Lusa sobre a existência de duas listas para este ato eleitoral intercalar, depois de vários anos de listas únicas, a presidente em exercício admitiu estarmos perante «uma bipolarização entre candidatos do PSD e PS, o que não sucedeu no passado», quando o atual secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, liderou a TCP. «Acredito que os dois candidatos tenham algum conhecimento do setor e que saibam fazer as pontes entre aquilo que é o público e o privado. O resto da comissão executiva mantém-se, estamos cá para acolher quem ganhar e dar-lhe todo o apoio», sublinhou Anabela Freitas.