Região

Roteiro Gastronómico promove recursos endógenos e economia local em Celorico da Beira

Cartaz Sabores De Outono
Escrito por Efigénia Marques

O Roteiro Gastronómico – Sabores de Outono teve início esta terça-feira e decorre até dia 16 em Celorico da Beira, numa organização da autarquia com o objetivo de valorizar e divulgar «os produtos mais característicos da região e fomentar a economia local».
Quem o diz é João Morgado, técnico da Câmara Municipal e um dos elementos da organização do evento. O roteiro gastronómico já é habitual em Celorico da Beira, no entanto, é sempre dedicado a um produto mais específico, como o borrego ou a castanha. «Este ano, por uma questão de não realizarmos os festivais “in loco” nas freguesias que habitualmente nos recebem, que é a Carrapichana e Prados, acabamos por divulgar através do roteiro vários produtos de Outono», adianta o responsável. João Morgado acrescenta que esta atividade surge «como uma adaptação para divulgar os vários produtos endógenos, é como que uma edição especial», e garante que, quando for possível, o borrego e a castanha serão cada um tema de um festival específico.
À semelhança do que acontecia com roteiros gastronómicos anteriores, cerca de 16 restaurantes aderiram à iniciativa e, durante os 15 dias do evento, irão apresentar aos clientes pratos confecionados a partir dos produtos locais. Os estabelecimentos aderentes são A Gare, Barroco D’el Rei, Ciclo Bar, Cova da Loba, Hotel Mira Serra, Hotel Quinta dos Cedros, Muralhas de Celoryco, Nova Estrela, O Botas, O Taco, O Vítor, Quinta do Lago, Quinta de Santo António do Rio, Sabores d’Avó, Sol Neve e Zé das Iscas.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply