Região

Reabertura do troço Mangualde-Celorico da Linha da Beira Alta adiada por mais uma semana

Sddefault
Escrito por Carlos Gomes

O troço Mangualde-Celorico da Beira será o terceiro a reabrir na Linha da Beira Alta, totalmente encerrada à circulação de comboios desde 19 de abril de 2022.
A reabertura do troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira, anunciada para este domingo, foi adiada para 6 de abril, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Os trabalhos de modernização desta ligação estão concluídos, mas em causa está o processo de verificação dos requisitos da interoperabilidade ferroviária, para dar cumprimento à Diretiva (UE) 2016/797 — Interoperabilidade do sistema ferroviário na União Europeia.

«A verificação de Conformidade de Interoperabilidade Ferroviária tem vindo a ser desenvolvida com sucesso por entidade terceira contratada pela IP, NoBo – Organismo Notificado, destinando-se a garantir que todos os requisitos de interoperabilidade foram cumpridos, faltando a emissão do Certificado de Verificação CE», adianta a IP.

Até agora foram abertos os troços Vilar Formoso-Guarda e Guarda-Celorico da Beira.

Ficará a faltar a ligação Mangualde-Pampilhosa para repor toda a circulação ferroviária na Linha da Beira Alta, que tem 193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso.

A linha encerrou a 19 de abril de 2022 por um período anunciado de nove meses e deveria reabrir em janeiro de 2023. A Infraestruturas de Portugal veio depois a anunciar como data provável novembro de 2023, prazo que foi novamente alterado, passando a ser junho de 2024, que também não se concretizou.

Sobre o autor

Carlos Gomes

Leave a Reply