A GNR iniciou esta sexta-feira a operação de trânsito “Ano Novo”, que prevê um reforço do patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego nesta altura do ano.
Até 2 de janeiro, os militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais vão ter especial atenção a infrações como a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, manobras perigosas e utilização indevida do telemóvel, anunciou a GNR em comunicado.
As patrulhas estarão especialmente atenta às deslocações para os locais de diversão habituais nesta quadra, recordando que é nas passagens de ano que são cometidos alguns excessos que podem potenciar a ocorrência de acidentes. Adianta ainda que o objetivo é o de «prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança».
Este ano, durante a operação “Natal Tranquilo”, que decorreu entre 21 e 26 de dezembro, registaram-se 1.360 acidentes, 15 mortos (mais do dobro da operação do ano passado) um dos quais na zona de Almeida -, 29 feridos graves e 449 feridos ligeiros.