A feira transfronteiriça Ecoraia está de volta após uma interrupção de quatro anos. A 9ª edição do certame organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e pela Diputación de Salamanca vai decorrer este fim de semana naquela cidade espanhola e tem entrada gratuita.
Participam uma centena de produtores do setor agroalimentar da Beira Interior e da província de Salamanca com o que de melhor se produz nos dois lados da fronteira na área dos vinhos, licores, queijo, laticínios e derivados, azeite, enchidos, doçaria, frutos secos, mel, compotas e artesanato típico. Pela primeira vez haverá também um espaço para o setor do agroturismo. «A Ecoraia é um espaço de promoção, valorização e venda dos nossos produtos regionais, mas também de internacionalização do setor agroalimentar e turístico da Beira Interior», considerou António José Machado, membro da direção da AMCB e autarca de Almeida, na conferência de imprensa de apresentação do evento, na quinta-feira, em Vilar Formoso.
«Este certame já é uma referência na zona transfronteiriça, atraindo mais de 30 mil visitantes em edições anteriores, número que esperamos superar este ano», assumiu o responsável, acrescentando que a Ecoraia «reforça o nosso compromisso com a valorização dos recursos endógenos e com apoio do empreendedorismo. Apostar no mundo rural e nos setores agrícolas e agroalimentares é essencial para dinamizar as economias locais e criar oportunidades». Para António Labrador, da Diputación de Salamanca, o certame é «um bom exemplo» de colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha e tem contribuído para «o fortalecimento dos laços de amizade entre Salamanca e os nossos vizinhos da Beira Interior».
A Ecoraia vai decorrer no recinto de feiras de Salamanca, cujo município vai disponibilizar autocarros gratuitos entre a cidade e a feira. «Temos todos os ingredientes para que seja um êxito», adiantou António Labrador, aludindo ao facto da feira decorrer «na semana em que, por norma, se fazem mais compras para o Natal». Do programa consta ainda degustações de produtos, um magusto, oficinas, espetáculos de música tradicional e um espaço infantil. Haverá também uma área de promoção turística dos 16 municípios que compõem a AMCB.
A feira não se realizava desde 2020 por causa da Covid-19 e da transição de quadro comunitário. «A pandemia não nos deixou fazer as edições que tínhamos aprovadas e depois a transição de quadro fez com que elas não pudessem ser realizadas logo em 2023, mas só este ano. O projeto já foi aprovado neste novo quadro e temos duas edições da Ecoraia financiadas neste e no próximo ano», explicou Carlos Santos, diretor executivo da AMCB. Com um orçamento de 200 mil euros, a feira é promovida no âmbito do projeto “Território com Futuro”, do Programa Operacional INTERREG Espanha-Portugal, e insere-se nas atividades da Comunidade de Trabalho BIN-SAL AMCB-Diputación de Salamanca. A AMCB, sediada em Belmonte, é composta pelos municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso (distrito da Guarda), Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor (distrito de Castelo Branco).
Feira Ecoraia regressa a Salamanca no fim de semana
Uma centena de produtores do setor agroalimentar da Beira Interior e de Salamanca participam no certame promovido pela Associação de Municípios da Cova da Beira e pela Diputación local