A Feira do Queijo Serra da Estrela está de regresso a Seia em formato presencial este fim de semana após o interregno do ano passado devido à pandemia.
O certame, que acontece há 44 anos, conta com a participação de uma centena de expositores no mercado municipal e zona envolvente e aposta na valorização do setor primário e «dignificação da atividade pastorícia», refere a autarquia em comunicado enviado a O INTERIOR. Decorrendo mais tarde que nas edições anteriores – habitualmente acontece no fim de semana de Carnaval –, a feira dedicada ao queijo de ovelha Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) conta também com outros produtos endógenos, como enchidos, pão, mel e vinho. Para Luciano Ribeiro, presidente da autarquia senense, as expectativas são «naturalmente as melhores».
«O que queremos é que o queijo Serra da Estrela seja, cada vez mais, encarado como um produto de destino, que cria uma experiência global para o visitante, através do contacto com o território e as suas gentes», disse o autarca. Este ano, o programa é concentrado em três dias e será «enriquecido pela habitual participação das coletividades musicais e de folclore do concelho, as mostras de lã/burel e os vários espaços expositivos, elencados na tradição da pastorícia na montanha mais alta do continente», adianta o município. Haverá uma mostra do Cão Serra da Estrela, assegurada pela LICRASE (Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela) e na Quinta do Pastor, além da mostra de ovinos, de animais da quinta e da horta, com culturas hortícolas e aromáticas, será possível assistir à ordenha e à tosquia da ovelha.
A atividade pastoril também será valorizada no concurso de ovinos Serra da Estrela do concelho, promovido em parceria com a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela. Há ainda o mercado de artesanato, realizado em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, e as tradicionais tasquinhas. Estão previstas sessões de “showcooking” com a participação da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda e da ESTRELACOOP – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela.