Região

Câmara de Belmonte aprova orçamento de 9,8 milhões de euros por unanimidade

Escrito por Luís Martins

A Câmara de Belmonte aprovou por unanimidade um orçamento de 9,8 milhões de euros para o próximo ano e que contempla novas taxas de IMI.
Entre as principais obras previstas está a ampliação de Regadio da Cova da Beira na zona da Quinta das Pereiras (Belmonte) e de Maçainhas, a concretização de arruamentos na zona histórica da vila, obras de requalificação energética no Centro Escolar de Belmonte, a construção de um equipamento de apoio ao recinto das festas de Inguias, a construção de um parque de lazer e de um jardim em Caria e a requalificação energética do Ecomuseu do Zêzere. Outras prioridades são a promoção turística e captação de novos públicos para o Museu dos Descobrimentos, a requalificação do castelo, as obras de melhoramento no edifício dos Paços do Concelho, bem como a reabilitação de espaços públicos. A concretização da expansão da Casa Etnográfica de Caria, a instalação de um posto de turismo em Belmonte e a instalação do Centro Interpretativo de Centum Cellas são outros dos investimentos previstos para 2019.
Segundo informação do município, foi ainda aprovada uma taxa do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) de 0,8 por cento para os prédios rústicos e 0,3 por cento para os prédios urbanos, sendo que haverá ainda «uma majoração de 30 por cento para os prédios urbanos degradados que tenham pendentes notificações municipais de intimação para a realização de obras, de modo a colmatar más condições de segurança e salubridade». Em 2019 será também aplicado o IMI Familiar, ou seja, uma redução para agregados familiares com crianças menores, no valor de 20 euros para famílias com um filho, 40 euros para famílias com dois filhos e 70 euros para três ou mais filhos. No que concerne à participação variável do IRS, a Câmara aprovou a taxa de 2,5 por cento – o máximo permitido é de 5 por cento.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply