A Câmara de Gouveia celebrou um protocolo de cooperação com a Associação Reencontro, sedeada em Vila Nova de Tazem, para desenvolvimento de ações de caráter social, educativo, cultural e recreativo, apoio psicossocial e terapêutico.
«O apoio de quase 6.000 euros atribuído pelo município resulta da deliberação aprovada em reunião de Câmara, no dia 23 de janeiro de 2023, e visa, essencialmente, dar continuidade ao desenvolvimento de ações no âmbito do projeto de inovação social “Equal Growth, Equal Children”, cujas atividades e iniciativas foram financiadas, até dezembro de 2022, pelo “Portugal de Inovação Social – Parcerias para o Impacto”», justifica a autarquia em comunicado. O município acrescenta que a Associação Reencontro é reconhecida como «uma instituição de referência no concelho, sobretudo no apoio a crianças e jovens, saúde e bem-estar das famílias, educação dos cidadãos e desenvolvimento comunitário». A instituição particular de solidariedade social foi a grande vencedora da 13ª edição do Prémio Manuel António da Mota, no valor de 50 mil euros, pelo seu trabalho nas áreas social, educativa e cultural junto de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.
Criada em 2010, a Reencontro faz esse acompanhamento através de uma equipa multidisciplinar composta por terapeuta da falta, psicólogos, professores de música, desporto e animadores. O trabalho é desenvolvido diariamente por seis técnicos a tempo inteiro e duas pessoas em regime de prestação de serviços em jardins de infância, escolas do primeiro ciclo e nalgumas Juntas de Freguesia. No total, a “Reencontro” ajuda mais de 300 pessoas.