Região

AMCB disposta a agir juridicamente «em defesa das populações»

Escrito por Efigénia Marques

Há mais uma voz contra a exploração de lítio na região. Trata-se da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), que «tudo fará», em termos jurídicos e técnicos, para que os direitos das populações sejam respeitados no processo de prospeção deste mineral.
A posição «unânime e inequívoca» da AMCB, sediada em Belmonte e é agora liderada por Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, surge depois do Conselho Diretivo e da Assembleia Intermunicipal da associação terem analisado o assunto. Em comunicado, aquela entidade alerta para «a necessidade imperativa da existência de futuro diálogo, concertação estratégica e auscultação dos municípios» por parte do Ministério do Ambiente e Ação Climática. Tanto mais, que nalguns concelhos da região a área para prospeção e exploração de lítio representa perto de 40 por cento da área total do município. «Daí que a localização da referida área nesses mesmos concelhos deva ser equacionada conjuntamente com os mesmos [municípios], no sentido de minimizar o impacto ambiental, económico, turístico e social para o território, bem como, definir as regras e modelos de atuação em sede de eventual operacionalização», defende a AMCB, que também reivindica que os pareceres emitidos pelas autarquias sejam vinculativos.
«A prospeção e exploração de lítio nos municípios da AMCB poderá ser considerada como uma oportunidade económica e financeira para o território. Contudo deverá ser criada uma fileira desta atividade nos referidos municípios por forma a criar valor em toda a cadeia de exploração e transformação do lítio, com reflexo na economia local e regional, o que pressupõe uma identificação das vantagens e desvantagens das mesmas», acrescenta. Da associação fazem parte os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply