A ANCSUB (Associação Nacional de Criadores da Raça Suína Bísara) e a AENEBEIRA (Associação Empresarial do Nordeste da Beira), sediada em Trancoso, criaram um projeto para estimular o empreendedorismo naquela região.
Designado “Startup Nordeste”, o projeto pretende «proporcionar acesso ao conhecimento empreendedor entre as instituições provocando dessa forma uma partilha desses recursos e das experiências adquiridas, e assim disponibilizando aos jovens estudantes, empreendedores e empresários acesso a esse conhecimento especializado», segundo comunicado enviado a O INTERIOR. O projeto arrancou este mês e numa primeira fase haverá «sensibilização e capacitação junto das escolas das duas regiões, desde o ensino secundário, ao ensino profissional e até ao universitário» após isso segue-se um programa estruturado de empreendedorismo que culminará num «concurso anual de ideias empreendedoras “Startup Nordeste” que visa a criação de novas empresas de elevado crescimento nas duas regiões», informa a organização.
Com esta iniciativa, os promotores pretendem «reforçar as competências e habilidades empreendedoras e de inovação a este público-alvo. Está-se a promover a oportunidade de serem criativos, inovadores e criarem alternativas à competitividade empresarial, com base na individualidade e nos recursos endógenos dos seus territórios». A “Stratup Nordeste” atuará essencialmente nos territórios abrangidos pela ANCSUB (Vinhais, Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Alfandega da Fé, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor) e da AENEBEIRA (Trancoso, Pinhel, Almeida, Celorico da Beira, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Sernancelhe, Penedono, Meda, e Figueira de Castelo Rodrigo).