Onze vinhos do concelho de Gouveia foram premiados, entre um total de 100 medalhas, no IV Concurso “Cidades do Vinho”, que decorreu na “cidade-jardim” de 9 a 11 de maio.
Estiveram a concurso 315 amostras de vinho, de 13 regiões do país, tendo os 100 melhores sido escolhidos por júri de 30 elementos. 36 vinhos receberam a Grande Medalha de Ouro e 64 foram distinguidos com a medalha de Ouro, nas categorias de vinhos tranquilos, licorosos e espumantes. No concelho de Gouveia ficaram duas Grandes Medalhas de Ouro, atribuídas ao branco “Villa Oliveira”, da Casa da Passarela, e ao tinto “Quinta da Espinhosa Reserva Vinhas Velhas”, da Quinta da Espinhosa. Já as medalhas de ouro foram para a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, com o “Pedra da Paciência”; para a Quinta da Perdonda, com o “Quinta da Perdonda Vinhas Velhas 2020”; para a Casa da Passarella, com o tinto “Villa Oliveira” e o branco “Abanico”. Também a Quinta da Ponte Pedrinha conquistou medalhas de ouro com os tintos “Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas” e “Quinta da Ponte Pedrinha 2018”, bem como a Casa Américo, com os brancos “Casa Américo 2023” e “Casa Américo Reserva 2021”.
Para a autarquia de Gouveia, os vinhos do município «demonstraram mais uma vez a sua excelente qualidade que os posiciona num patamar de reconhecimento e realce no panorama vitivinícola mundial». O concurso foi uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.