Região

11 vinhos do concelho de Gouveia distinguidos no concurso “Cidades do Vinho”

Escrito por Efigénia Marques

Onze vinhos do concelho de Gouveia foram premiados, entre um total de 100 medalhas, no IV Concurso “Cidades do Vinho”, que decorreu na “cidade-jardim” de 9 a 11 de maio.
Estiveram a concurso 315 amostras de vinho, de 13 regiões do país, tendo os 100 melhores sido escolhidos por júri de 30 elementos. 36 vinhos receberam a Grande Medalha de Ouro e 64 foram distinguidos com a medalha de Ouro, nas categorias de vinhos tranquilos, licorosos e espumantes. No concelho de Gouveia ficaram duas Grandes Medalhas de Ouro, atribuídas ao branco “Villa Oliveira”, da Casa da Passarela, e ao tinto “Quinta da Espinhosa Reserva Vinhas Velhas”, da Quinta da Espinhosa. Já as medalhas de ouro foram para a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, com o “Pedra da Paciência”; para a Quinta da Perdonda, com o “Quinta da Perdonda Vinhas Velhas 2020”; para a Casa da Passarella, com o tinto “Villa Oliveira” e o branco “Abanico”. Também a Quinta da Ponte Pedrinha conquistou medalhas de ouro com os tintos “Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas” e “Quinta da Ponte Pedrinha 2018”, bem como a Casa Américo, com os brancos “Casa Américo 2023” e “Casa Américo Reserva 2021”.
Para a autarquia de Gouveia, os vinhos do município «demonstraram mais uma vez a sua excelente qualidade que os posiciona num patamar de reconhecimento e realce no panorama vitivinícola mundial». O concurso foi uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply