O regresso às aulas… e os preparativos para o regresso à rotina

Escrito por Marisa Bártolo

“Com esta simples preparação prévia, as crianças sentir-se-ão mais confiantes e seguras, mais apoiadas e protegidas, o que vai contribuir para aumentar a sua autoestima e, assim, enfrentarem novos desafios com sucesso.”

Setembro avizinha-se e, com ele, a azáfama já espreita! É preciso saber preparar o regresso ao quotidiano para que tudo se inicie da melhor forma possível, sem aquela ansiedade e nervosismo excessivos.
(Re)começar, até alcançar uma nova rotina e um novo ritmo, custa sempre mais no início, mas depois de alguma consistência e rigor tudo normaliza. Segundo vários estudiosos das Ciências Psicológicas, é possível atenuar os aspetos negativos se preparar atempadamente esse mesmo regresso.
Durante as férias, as rotinas foram alteradas. Porém, chega o momento do regresso às aulas (ao trabalho), que se deseja sereno, para que os novos desafios sejam bem conseguidos. Assim, há que pensar em estratégias adequadas, que facilitem e promovam um começo/regresso mais entusiasta e, simultaneamente, mais eficaz no que diz respeito às conquistas efetivas durante o ano letivo.
Dicas para um regresso às aulas mais tranquilo:
1⁰ preparação mental e emocional: é fulcral as crianças sentirem este apoio dos pais/educadores e aprenderem a gerir as suas emoções, para vencerem as frustrações. Uma “festa de despedida das férias”, com alguns amigos, poderá ser uma forma de um melhor recomeço a nível emocional.
2⁰ diálogo: falar sempre com as crianças sobre as suas dúvidas, os seus receios, o que poderão mudar e como o fazer, no que não correu tão bem no ano transato, realçar, também, os aspetos positivos da escola: a importância do aprender, do socializar, do brincar com outros.
3⁰ horários: normalizar, gradualmente, as rotinas, nomeadamente, estabelecer novos horários de sono e das refeições.
4⁰ alimentação: optar por refeições mais equilibradas e saudáveis, dado que, durante as férias, nem sempre isso acontece.
5⁰ redução do tempo que utilizam novas tecnologias.
6⁰ organização prévia de um espaço harmonioso de estudo, da lista e compra de materiais escolares.

Com esta simples preparação prévia, as crianças sentir-se-ão mais confiantes e seguras, mais apoiadas e protegidas, o que vai contribuir para aumentar a sua autoestima e, assim, enfrentarem novos desafios com sucesso.

* Psicóloga clínica no Hospital CUF Viseu

N.R.: Esta secção é uma colaboração mensal do Hospital CUF Viseu, na qual os seus profissionais partilham conselhos e dão dicas sobre saúde.

Sobre o autor

Marisa Bártolo

Leave a Reply