A imprensa regional, cada vez mais, desempenha um papel basilar na construção e manutenção de sociedades informadas e atualizadas, sendo um garante da democracia e da proximidade. Ao celebrar um quarto de século, o jornal O INTERIOR tornou-se um exemplo vivo de resiliência e preponderância na defesa do direito à informação, promovendo o debate público alargado e plural.
Enquanto presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, reconheço a extrema relevância da imprensa regional na valorização e promoção dos nossos territórios, bem como no reforço da identidade local, aproximando cidadãos e instituições públicas. É a imprensa regional que, num mundo global onde a comunicação é instantânea, exigindo um escrutínio próximo da realidade local, cumpre o importante papel ao ouvir todos os intervenientes, garantindo que temas de interesse regional não sejam esquecidos na agenda mediática.
Sabemos que a informação é um dos pilares da nossa democracia. Sem uma imprensa livre e independente, não pode haver um pluralismo de opiniões, nem escrutínio do poder. O jornalismo de proximidade permite denunciar injustiças e fiscalizar diversos tipos de ações, bem como destacar boas práticas e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento e a dinâmica regional. O exemplo d’O INTERIOR não é diferente, tornando-se mais do que um meio de comunicação, sendo um agente ativo na construção e manutenção de uma cidadania mais consciente e desenvolvida.
Não é novidade que vivemos tempos desafiantes para toda a imprensa. A transformação para o digital e o advento das redes sociais trouxeram dinâmicas dissemelhantes no consumo de informação, o que pode, muitas vezes, trazer superficialidade e desinformação. É nesse contexto que o jornalismo, baseado na ética e no rigor, se torna ainda mais necessário, e a imprensa regional demonstra uma capacidade única de se reinventar, sem abdicar nunca da sua missão primordial: informar os leitores com qualidade, contextualizando os acontecimentos e contribuindo para uma opinião pública esclarecida.
Apesar da liberdade de imprensa ser um direito fundamental, torna-se também uma responsabilidade coletiva. Valorizar a imprensa regional é garantir que as comunidades tenham uma voz própria, que a cultura local seja preservada no presente e que o debate democrático permaneça vivo para o futuro. Num tempo de discursos polarizados e ataques à verdade factual, apostar na imprensa regional é investir na liberdade e na democracia.
Resta-me endereçar parabéns ao jornal O INTERIOR pelos seus 25 anos de compromisso com a informação, com a verdade e com o serviço público. Que continue a ser um farol de jornalismo sério, independente e comprometido com a verdade. Em meu nome pessoal e em nome do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, agradeço o vosso contributo inestimável para a valorização do nosso território, das nossas instituições e das nossas gentes.
* Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo