Em primeiro lugar, importa perceber a diferença entre alergia e intolerância. Uma alergia é uma reação exagerada do sistema imunitário quando contacta com uma substância. Em casos graves, a pele fica com manchas, os lábios inchados e pode haver dificuldade em respirar, o que torna esta reação numa emergência. Na intolerância não existe uma reação organizada do sistema imunitário, mas uma alteração do processo da digestão.
Dando um exemplo concreto: a intolerância à lactose. No leite existe um açúcar chamado lactose. Para ser digerida a lactose é necessária a enzima lactase. Na maioria dos casos de intolerância à lactose há um défice da enzima lactase, mas pode acontecer também por outros problemas intestinais (doença celíaca, doença inflamatória intestinal…).
Quando a lactose não é digerida, ela permanece no intestino e é fermentada por bactérias, originando sintomas de inchaço, desconforto abdominal, gases ou diarreia. Estes sintomas vão depender do grau de défice da lactase e da quantidade de consumo destes alimentos. Se acha que pode ter uma intolerância à lactose, o primeiro passo deve ser evitar alimentos que contêm lactose: leite, iogurtes, queijos ou outros alimentos que contêm derivados do leite, como bolos ou alimentos processados.
Habitualmente, os sintomas resolvem-se uma semana após parar estes alimentos. Posteriormente, pode realizar um diário de sintomas. Isto é, apontar durante alguns dias os elementos que consumiu e se teve sintomas associados ou não. Ter uma intolerância à lactose não implica retirar todos os produtos com lactose da dieta. Existem alguns alimentos que vão ser melhor tolerados do que outros, dependendo de pessoa para pessoa.
O diagnóstico de intolerância à lactose é clínico, ou seja, baseia-se nesta relação sintomas-alimentação. Em casos mais particulares pode ser feito um teste respiratório para confirmação. Perante a suspeita de intolerância à lactose pode agendar uma consulta médica ou de nutrição para avaliação e ajuste da dieta.
* Médica interna de formação específica de Medicina Geral e Familiar na USF A Ribeirinha, da ULS da Guarda
NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.