As emoções são uma reação que se desencadeia no corpo, em resposta a um estímulo exterior, que depois gera um sentimento, o que sentimos sobre o que aconteceu.
Estas reações, muitas vezes não conseguimos controlar porque acontecem por impulso, quando estamos sob o efeito da raiva, da frustração, do medo ou de outra emoção que nos tolda a razão.
Quando estamos neste estado, temos tendência para sermos levados por uma destas 3 reações: Lutar, fugir ou congelar.
Em qualquer dos casos, quando somos impulsivos, estamos a reagir a quente, o que conduz muitas vezes ao arrependimento e sobretudo, a um resultado que não nos é favorável.
Então o truque, é estar mais em controlo das emoções e para isso, se for preciso parar e contar até 10, faz-se isso mesmo!
Este compasso de espera, esta pausa, dá-nos tempo para perceber o que se tem a ganhar e a perder com determinada ação.
Assim, agimos de uma forma controlada, na posse da nossa razão, ao contrário de reagirmos, possuídos por emoções que nos podem levar a atitudes precipitadas.
Por exemplo, recebemos um email que nos irrita, daqueles que só apetece responder em tom desagradável. O melhor, é ir dar uma volta, pensar bem sobre o assunto e depois, de cabeça fria dar a resposta apropriada, explicando o porquê de não concordarmos.
Noutros casos, reagimos por instinto a bem da nossa segurança. Se estivermos a ser atacados por um cão, não vamos contar até 10 para descobrir qual é a melhor atitude. Bom senso, acima de tudo!
Existe o hábito de fazer a distinção entre emoções agradáveis e desagradáveis, mas cada uma delas, é uma resposta ao que nos vai acontecendo na vida, por isso todas precisam de ser vividas.
Atenção que controlar as emoções, não é calá-las ou fingir que não estamos a vivê-las, isso é arranjar um problema para mais tarde.
Nós até nos podemos enganar a nós próprios, mas tudo o que diz respeito às emoções, o corpo não se deixa enganar e adoece até resolvermos o que nos incomoda.
A vantagem de saber lidar com todas as nossas emoções é que estamos mais em autocontrolo. Quem consegue controlar o seu comportamento, deixa de estar à mercê das emoções, isso traz bem-estar e qualidade de vida.
E nos casos que não reagimos como gostaríamos, aprendemos, só assim é que se evolui.
Se achas que faz sentido saber mais sobre este tema, recomendo o livro “Uma caixa de primeiros socorros das Emoções, da Maria Palha.
Olha e tu? Geres bem as tuas emoções?