Como evitar os problemas ginecológicos mais comuns no verão?

Escrito por Mariana Mouraz

“Verão é sinónimo de praia, piscina, calor, gordura processada e gelados! Para muitas mulheres é sinónimo de desconforto vaginal, comichão e corrimento anómalo.”

Verão é sinónimo de praia, piscina, calor, gordura processada e gelados! Para muitas mulheres é sinónimo de desconforto vaginal, comichão e corrimento anómalo.
O que pode fazer para evitar este “desassossego”? Leia as nossas dicas, perceba quais as condições ginecológicas mais frequentes nesta altura do ano e tenha um Verão mais saudável!

Infeções fúngicas

O calor aumenta o risco de infeções fúngicas, também conhecidas por candidíases. A candidíase é uma das principais causas de comichão e desconforto vaginal. Para além do calor, as alterações na dieta, como o abuso na ingestão de alimentos ricos em açúcar e gorduras, como gelados ou “fast-food”, parecem ter relação com o aparecimento de candidíases.
Os sintomas mais comuns são corrimento branco espesso, comichão e dor vulvo-vaginais e ardor durante as relações sexuais ou ao urinar.

Vaginose bacteriana

Temperaturas quentes e roupa apertada podem provocar alterações da flora vaginal. O ambiente húmido e quente, tal como na candidíase, é perfeito para que as bactérias cresçam e se propaguem, aumentando o risco de vaginose bacteriana.
A vaginose manifesta-se por um corrimento vaginal branco-acinzentado, muitas vezes abundante, com um odor desagradável. Existem vários cuidados que pode ter para reduzir o risco destas duas afeções, como por exemplo: use roupas de algodão ou linho largas; evite estar muito tempo sentada, levante-se e mexa-se com frequência!; não faça “duches” vaginais; troque regularmente as cuecas ou fato de banho; no período menstrual, diminua o intervalo de troca do penso ou tampão; durma sem roupa interior; cuide da sua alimentação, evite açúcares processados e gorduras saturadas.

Infeções urinárias

Uma das principais causas de infeção urinária é a desidratação, muito mais prevalente no Verão pelo aumento das perdas (suor). As relações sexuais recentes também estão associadas a uma maior predisposição para este tipo de infeções.
Os sintomas habituais são dor no hipogastro (“baixo-ventre”), perda de sangue na urina e dor/ardor ao urinar. Para diminuir este risco beba muita água durante todo o dia. Saberá que está a ingerir o suficiente se a sua urina estiver clara sempre que urinar; Urine com regularidade e sempre após as relações sexuais.
Se apresentar sintomas ou sinais sugestivos de alguma destas infeções deverá procurar um ginecologista para um diagnóstico e tratamento adequados. Não deixe que estes problemas perturbem o seu Verão.

* Especialista em Ginecologia-Obstetrícia no Hospital CUF Viseu

N.R.: Esta secção é uma colaboração mensal do Hospital CUF Viseu, na qual os seus profissionais partilham conselhos e dão dicas sobre saúde.

Sobre o autor

Mariana Mouraz

Leave a Reply