No passado dia 13 realizou-se a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do ensino secundário, na sede do IPDJ, na Guarda. O concurso foi disputado por quinze escolas de todo o distrito e contou com a presença do deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral da Guarda, Dr. António Monteirinho, do presidente da Câmara da Guarda, Engº Sérgio Costa, da diretora regional do Centro do IPDJ, Dra. Catarina Durão, bem como de outras ilustres personalidades.
O Parlamento dos Jovens é um projeto criado pela Assembleia da República que tem como objetivo nuclear educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política dos alunos do ensino básico e secundário e que conta com vários parceiros. Todos os anos é sugerido um tema relevante a partir do qual os alunos têm de apresentar medidas/resoluções a serem apresentadas no Parlamento. Foi neste contexto que, aliciados pelo tema deste ano “Saúde Mental nos jovens. Que desafios? Que respostas?”, os alunos do ensino secundário e os professores da Escola Secundária da Sé decidiram participar pela primeira vez neste projeto.
Da sessão escolar resultou a eleição de três deputados efetivos e um suplente e foram também apresentadas as medidas do projeto de recomendação que serviram de base aos trabalhos na sessão distrital. Ao longo de várias semanas, os alunos eleitos na sessão escolar, sob orientação dos professores envolvidos, prepararam a defesa das suas propostas para a sessão distrital.
Diversas escolas presentes já tinham participado no Parlamento dos Jovens noutras edições pelo que possuíam bastante experiência. No entanto, os alunos da Escola da Sé não se deixaram intimidar e defenderam as suas propostas de forma firme e assertiva ao longo de todo o período de debate.
No final da manhã, e após diversas rondas de votação, as propostas da Escola da Sé foram as escolhidas para representar o distrito da Guarda na sessão nacional. Durante a tarde, as diversas propostas de melhoramento das medidas eleitas foram debatidas e votadas. Perto do final da sessão foram eleitas as três escolas que iriam representar o distrito da Guarda na sessão nacional, tendo a Escola da Sé vencido a eleição e assegurado, logo na sua estreia neste projeto, representação nacional. É de salientar também as boas prestações da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo e do Agrupamento de Escolas de Gouveia, o que lhes garantiu de igual modo um lugar na fase nacional.
A representação do distrito da Guarda será assegurada pelos alunos Marisa Gonçalves e Sofia Monteiro (Escola da Sé), Alexandre Coelho e Gabriela Lopes (Figueira de Castelo Rodrigo), André Ferreira e Simão Oliveira (Gouveia).
No Projeto Euroscola, subordinado ao tema “Prevenir a corrupção: Uma causa de todos!”, participaram ainda os alunos Beatriz Barata e Miguel Matos, da Escola Secundária da Sé, também eles estreantes, que em muito dignificaram a escola que representaram. “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, dizia Fernando Pessoa. De facto, a prestação da Escola da Sé, em desvantagem face à vasta experiência de outras escolas, mostrou-nos, acima de tudo, que a resiliência e a vontade são companheiras indispensáveis no caminho para o sucesso.
Rafael Rodrigues, aluno da Escola Secundária da Sé (Guarda)