Eu sei que em Portugal só os textos falados ou escritos com frases elegantes, seguindo rigorosamente as regras de linguagem, são tomados por pensamento. E como consequência passa ao lado, do nosso atraso, o que é pensamento. Porque só o pensamento altera muito e deixa avenida para o futuro e não repete constantemente com saudade o passado.
Por isso, venho lembrar que o maior Pensador da Beira Alta do século XXI foi José Pinto Peixoto, e que este ano decorre a celebração do centésimo aniversário do seu nascimento na Miuzela. Graças a Deus não mete nem ministros, nem políticos, que esses é garantido que basta a sua presença para conspurcar o Saber. Assim, aqui fica o link para o programa http://www.casaculturapintopeixoto.org/centenario/calendario2.pdf . Curiosamente, o jovem colega que irá falar, mesmo no dia do nascimento, a 9 de novembro, do futuro que o Pensamento de José Pinto Peixoto legou com o seu trabalho, deixou a Alemanha e ensina com a mulher alemã em vários países a partir da sua casa em… Linhares, mais propriamente nas Quintãs.
Vale também a pena ver o número que lhe é dedicado pela Sociedade Portuguesa de Física e para o qual escrevi, a pedido da presidente da Sociedade, o texto de homenagem a José Pinto Peixoto. E descobrir, com surpresa, que Vitorino Nemésio é um enorme poeta da Ciência de hoje (Rómulo de Carvalho foi-o da Ciência mas clássica). Sabia matemática e física à séria! Nesses links também estão disponíveis, como prenda, para fazer “download”, os livros que José Pinto Peixoto escreveu, sem as aldrabices do IPMA e das generalidades e culatras que hoje se propagam como conhecimento sobre… água, ambiente, radiação solar, influência da humanidade, alterações de clima, clima, meteorologia, coesão… Para além de que ainda são o melhor que existe sobre estes assunto, alguns dos quais foram publicados há quase 50 anos… Agora dizem que foi de agora que o IPMA e etc…. descobriram.
* Título da responsabilidade da redação
** Cientista