Especial Pinhel

Centro de Bem-Estar Animal abre portas

Centro
Escrito por Efigénia Marques

O Dia da Cidade de Pinhel fica marcado pela inauguração do Centro de Bem-Estar Animal no Bairro da Damada, cerca das 11h30.
Trata-se de um projeto financiado pela EDP Energia para dotar o concelho de um equipamento para dar resposta à situação dos animais errantes, «um problema que não é só da cidade, mas de todas as freguesias de Pinhel», sublinha o edil Rui Ventura. O centro dispõe de espaços de acolhimento para cães e gatos, zonas para esterilização e para a promoção da adoção de animais, entre outras áreas e serviços, tendo para tal sido adaptado o antigo Parque de Leilões de Gado, propriedade da autarquia, num investimento de 248 mil euros. O Centro de Bem-Estar Animal ocupa uma área com mais de oito mil metros quadrados, dos quais cerca de 6.000 são espaço verde exterior «tendo em vista o bem-estar dos cães e gatos que aqui forem acolhidos», destaca o município.
O novo canil e gatil de Pinhel também ficará equipado com uma área para funcionamento de uma associação do setor e um auditório para ações de sensibilização e acolhimento de visitantes. Este projeto era uma prioridade do município, uma vez que que os animais do concelho são acolhidos atualmente no canil municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, no âmbito de uma parceria estabelecida entre as duas autarquias. «Só no último ano levámos para Figueira de Castelo Rodrigo cerca de 80 cães, o que revela a necessidade de construção de um equipamento desta natureza em Pinhel», justificou na altura o autarca.
O projeto contempla ainda, numa fase posterior, a construção de um crematório para animais e que servirá outros municípios da região, que será candidatado a financiamento comunitário.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

1 comentário