Especial Pinhel

Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel abre dia 25

Castelo
Escrito por Efigénia Marques

O Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel vai abrir portas no dia da “Cidade Falcão”, que se assinala a 25 de agosto.
O projeto resultou de um concurso de ideias lançado pelo município e pretende transformar as torres daquele monumento nacional num local didático e museológico, em que o principal objetivo é a valorização das mesmas e do centro histórico da cidade. A ideia é proporcionar aos visitantes e aos pinhelenses uma perceção da importância de Pinhel na defesa da nacionalidade e das próprias vivências da Idade Média. As torres estarão equipadas com conteúdos interativos, educativos, museológicos e museográficos, num investimento de cerca de 150 mil euros, mais IVA.
«Estamos muito focados na questão do turismo e se há um ex-libris em Pinhel são as torres do castelo. As pessoas vão de propósito ao local e o centro interpretativo será um espaço de referência que fará com que quem nos visita perceba o que pode conhecer em Pinhel, mas também o que é o território num todo. E depois vai também divulgar a região envolvente», diz Rui Ventura, presidente do município. Segundo o edil, o objetivo é fazer com os turistas permaneçam «mais tempo e tenham curiosidade em conhecer não só o concelho de Pinhel, mas também a região».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply