ESPECIAL 25 º ANIVERSÁRIO O INTERIOR

Há 25 anos com parcerias e iniciativas junto da comunidade

Feira Do Livro
Escrito por ointerior

Ao longo destes anos, O INTERIOR tem assumido a responsabilidade de participar e intervir na sociedade local. Agir para mudar, mas também para marcar a diferença perante a passividade.
Os debates foram outra aposta ganha por O INTERIOR nestas duas décadas e meia. Contornando a função tradicional de um jornal – que é noticiar e/ou comentar acontecimentos -, optámos por marcar a atualidade em dois momentos-chave da política regional, além de contribuir ainda mais para uma sociedade mais e melhor informada. Em dezembro de 2001 organizámos o único debate público com todos os candidatos à Câmara da Guarda. A sessão atraiu centenas de munícipes, que quiseram ouvir cara-a-cara o que os políticos propunham para a cidade.
No verão de 2002, o mais recente semanário da cidade mais alta apostou na promoção da cultura e da leitura com a Festa do Livro com grande impacto na cidade. As primeiras edições aconteceram na Rua do Comércio. Dois anos depois, em 2004, a festa mudou-se para a Praça Velha e, após um interregno de quatro anos, a iniciativa regressou com o apoio do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e decorreu junto ao Jardim José de Lemos.
Há 22 anos, em 2003, o rigor e profissionalismo do jornal O INTERIOR voltaram a ser a peça chave para que o meio de comunicação fosse convidado pelo “Expresso”, o jornal mais influente do país, para ser parceiro fundador da Rede Expresso – um espaço partilhado por 17 jornais regionais (um por distrito) no semanário mais lido do país. Foi mais um momento marcante para a história de O INTERIOR. Uma parceria que se mantém e que é, segundo o diretor d’O INTERIOR, Luís Baptista-Martins, um «projeto ambicioso, que permite o intercâmbio de conhecimentos e conteúdos informativos, e ainda a colaboração entre os jornais regionais e o maior semanário do país».
Em fevereiro de 2004 voltámos à carga para esclarecer o tema das comunidades urbanas. Em colaboração com a Rádio Altitude e a Rádio Clube da Covilhã, organizámos o único debate sobre o assunto e vimos confirmadas as diferenças que nos separam nesta pequena região do interior.
Já em setembro de 2021 juntamos todos os candidatos à Câmara da Guarda nas autárquicas desse ano e contribuímos para o esclarecimento dos eleitores numa das campanhas mais disputadas dos últimos anos. Em janeiro de 2022 promovemos, juntamente com o NERGA, o grande debate com os principais candidatos às legislativas desse ano. Iniciativa que se repetiu dois anos depois, em 2024, com os cabeças de lista dos oito partidos ou coligações com representação parlamentar na Assembleia da República para conhecer as suas propostas e compromissos para o futuro do distrito da Guarda.

Feira Do Livro

Debate

Sobre o autor

ointerior

Leave a Reply