Desporto

Criação de SAD vai novamente a votos no Covilhã

750707 Med 20210210201025 Estadio Municipal Jose Dos Santos Pinto
Escrito por Efigénia Marques

A mesa da Assembleia-Geral (AG) do Sporting da Covilhã vai marcar nova reunião magna do clube, em março, para votar a «renovação da deliberação da transformação» da Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) em Sociedade Anónima Desportiva (SAD).
A decisão foi anunciada na sexta-feira pelo presidente daquele órgão estatutário do emblema serrano em conferência de imprensa. Jorge Gomes adiantou ter-lhe sido transmitido pela direção que, embora na sequência da decisão tomada a 29 de dezembro, a AG da SDUQ do Covilhã tenha aprovado, no dia seguinte, a sua transformação em SAD, essa deliberação não vai ser executada. «Nenhum ato será tomado com base nesta AG», disse o dirigente, acrescentando que foi José Mendes, presidente do clube da IIª Liga, que solicitou a marcação de uma nova Assembleia-Geral, desta vez com a apresentação e votação «ponto por ponto de todo o processo de transformação», com voto secreto.
Recorde-se que na reunião de 29 de dezembro a criação da SAD foi aprovada com 67 votos a favor, seis abstenções e 27 votos contra dos sócios presentes. Dois deles interpuseram, a 6 de janeiro, uma providência cautelar no Tribunal Central Cível de Castelo Branco para suspender a decisão da criação da SAD nos moldes em que a proposta foi votada, invocado que «a deliberação tomada pela AG padece de vício que origina a sua ineficácia e/ou anulabilidade». A ordem de trabalhos da nova reunião magna dos sócios serranos inclui os três pontos considerados imprescindíveis: a anulação de qualquer ato anterior, dar novamente voz aos sócios para que se possam pronunciar sobre a aceitação ou não da criação da SAD e a votação da autorização para que o clube possa vender até 80 por cento do seu capital social.
Jorge Gomes informou que, ao contrário do que aconteceu anteriormente, em que esse pedido não foi aceite, a votação será feita desta vez por voto secreto e poderão participar na votação os sócios com as quotas em dia do próprio mês.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply