Dois anos depois Albufeira volta a ser a capital do basquetebol juvenil português. Será entre os dias 9 e 14 de abril que 36 atletas da Guarda rumam à cidade algarvia para a 14ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil. O evento conta com mais de 800 participantes, com idades entre os 13 e 16 anos, de 21 associações distritais do país, que irão competir divididos em dois escalões (sub14 e sub16), tanto no feminino como no masculino.
A Associação de Basquetebol da Guarda (ABG) vai ser representada por 36 jogadores, distribuídos por três equipas, com três selecionadores e três adjuntos, dois por seleção, três dirigentes, quatro árbitros, um fisioterapeuta, uma enfermeira e um chefe de comitiva. Além de ser um evento de competição, a Festa do Basquetebol Juvenil é também um evento social e lúdico para todos os envolvidos, estimando-se o envolvimento de 1.500 agentes ligados à modalidade. «É um momento de promoção do basquetebol, de convívio e divertimento para todos os participantes que ajuda a criar amizades duradouras entre os escalões de formação», refere o presidente da ABG, Tiago Nascimento
A organização cabe à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e ao município de Albufeira, que estiveram sempre atentos à evolução da situação pandémica em Portugal. Será trabalhado de acordo com as regras instituídas pela DGS, garantindo todas as condições de segurança aos participantes. Todos os atletas, treinadores e dirigentes devem apresentar certificado de vacinação/recuperação e serão efetuadas testagens a quem não tenha. «Vão existir muitos cuidados de prevenção para que nada aconteça e todos se sintam em segurança», acrescenta o presidente da FPB, Manuel Fernandes.
A festa do basquetebol é um evento de larga dimensão, não só pela vertente de competição, mas também por este evento desportivo ter uma forte componente social e solidária. Em todas as edições, todos os agentes envolvidos fazem uma doação solidária de 2 euros cada que reverterão a favor de uma associação de solidariedade social. «Este ano, para grande parte dos jovens, é a primeira vez que irão participar na Festa Juvenil em Albufeira. Infelizmente, a pandemia veio privar os atletas de terem a oportunidade de participar em 2020 e 2021 e não se apercebem da dimensão deste torneio de seleções distritais que vai muito para além da competição», admite o Diretor Técnico Regional (DTR) da Guarda, Luís Silva.
No campo da competição, a pausa causada pela pandemia veio causar mais dificuldades, impedindo as atletas de competir durante um largo período, ou mesmo sequer treinar. «A grande dificuldade é a experiência competitiva das atletas, foram dois anos difíceis para os escalões de formação, mas é um grupo unido e com grande espírito de equipa», refere, por sua vez, a selecionadora das sub16 femininas, Andreia Costa.
No passado fim-de-semana foram realizadas as últimas sessões de treinos e feitas as avaliações do trabalho desenvolvido: «Os pais têm sido incansáveis, sem eles nada disto era possível. A participação da Guarda nas festas pretende proporcionar aos jovens atletas experiências únicas, tanto a nível competitivo como social, que irão certamente recordar mais tarde», considera o coordenador técnico das seleções distritais, Carlos Lucas.
«Ao longo dos anos, criam-se laços fortes entre os atletas que vão perdurar muito tempo. É um momento
muito importante, que ajudará no crescimento deles, tanto a nível social como enquanto atletas, permitindo uma vivência ampla de experiências que de outra forma não teriam», explica Eduardo Terras, chefe da comitiva.
Já Tiago Nascimento sublinha ainda que, «apesar de todas as dificuldades de recursos humanos, é com orgulho que a ABG vê que, passados dois anos, os jovens, fortemente afetados pela pandemia, continuam motivados em praticar desporto, empenhados e cheios de alegria e vontade de vencer».
A ABG faz um agradecimento especial aos municípios de Celorico da Beira, Guarda e Almeida pela colaboração, disponibilidade e cooperação no desenvolvimento das seleções distritais, sem o qual não seria possível a preparação dos atletas para a participação neste Campeonato entre seleções distritais de Albufeira 2022.
SELEÇÃO
ABGUARDA SUB14 MASCULINOS
Afonso Reis, Afonso Graça, Carlos Ferreira, Diogo Santos, Martim Correia, Miguel Saraiva, Milan Chowdhury, Tomás Gregório (Guarda Basket); Gabriel Gonçalves, Guilherme Rebelo, Tomás Nunes (GD Trancoso); Diogo Alves (Os Sanchos)
Selecionador: Luís Silva
Adjunto: Luís Rebelo
Equipa Técnica: Miguel Pinto
SELEÇÃO
ABGUARDA SUB16 FEMININOS
Ana Antunes, Ana Fareleira, Andreia Oliveira, Daniela Rud, Gabriela Marques, Iara Dinis, Leonor Andrade, Leonor Figueiró, Maria Pereira, Tatiana Alves (Os Sanchos); Beatriz Fernandes, Leonor Albuquerque (Guarda Basket)
Selecionadora: Andreia Costa
Equipa Técnica: Monica Dinis
SELEÇÃO
ABGUARDA SUB16 MASCULINOS
Gustavo Lopes, Nuno Lopes, Tomás Sequeira (Club Camões)
António Soares, Edgar Fernandes, André Capelo, António Lima, Daniel Duarte, Diogo Fernandes, Miguel Matos (Guarda Basket); Diogo Videira (GD Trancoso); Fábio Alves (Os Sanchos)
Selecionador: Carlos Lucas
Adjunta: Beatriz Barreira
Equipa Técnica: Ana Almeida Santos
JUÍZES ABGUARDA
Patrícia Valbom, Tiago Capelo, Rafael Terras, Jack Jin, Rodrigo Bilro.