Cultura

Vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira conhecido a 30 de abril

Escrito por Efigénia Marques

O número elevado de concorrentes levou a Câmara de Gouveia a adiar o anúncio do Prémio Literário Vergílio Ferreira 2022 para 30 de abril.
A revelação do vencedor estava prevista para o passado dia 1, mas o facto de haver 26 obras a concurso, número que superou «o esperado», fez o júri pedir o alargamento do prazo para avaliação dos trabalhos, «tendo em conta que este ano são distinguidos ensaios literários», refere a autarquia em comunicado. O júri é constituído por um representante do município, um representante da Associação Portuguesa de Escritores e outro da Associação Portuguesa de Críticos Literários. O galardão tem o valor pecuniário de cinco mil euros e a obra vencedora será editada pela Câmara de Gouveia.
O Prémio Literário Vergílio Ferreira foi criado em 1997 com o objetivo de homenagear o autor (1916-1996) de “Manhã Submersa”, natural e sepultado em Melo, naquele concelho, bem como defender e divulgar a criação literária em língua portuguesa. Inicialmente distinguia um romance inédito, mas a partir de 2007 passou a premiar também, alternadamente, um ensaio literário.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply