Cultura

Segredos do Museu da Covilhã revelados no segundo aniversário

Mc
Escrito por Efigénia Marques

O Museu da Covilhã celebrou dois anos na passada quinta-feira e desde 3 de agosto de 2021 já recebeu mais de 15 mil visitantes de diferentes países.
O espaço, distinguido em 2022 como Melhor Museu do Ano pela Associação Portuguesa de Museologia, tem registado um aumento na procura, com 6.654 visitantes no primeiro ano e 8.846 no segundo. Tem sido também palco de diversas atividades, projetos, debates e apresentações, para além das iniciativas realizadas pela própria estrutura, como as tertúlias. Sandra Ferreira, coordenadora do museu covilhanense, faz um balanço positivo deste percurso, dizendo que a programação é feita para atrair vários públicos. «Temos tido algumas pessoas invisuais a visitar-nos, também temos crianças, idosos, o que faz com que não consigamos distinguir qual a faixa etária mais predominante. Também tivemos nacionalidades muito diversificadas, como japoneses, argentinos, alemães, holandeses e neozelandeses nestes dois anos», adianta a responsável, o que fez com que «conseguíssemos atingir o objetivo de sermos um museu de todos e para todos».
O segundo aniversário foi comemorado com a ação “Shiu! Os Segredos do Museu”, que incluiu visitas guiadas em que foi possível ver «peças que, em dias normais, estão em reserva, nomeadamente o Foral Manuelino da cidade», datado de 1510. Foram também apresentadas maletas pedagógicas com materiais lúdico-pedagógicos destinados a todos os públicos, centrados «na coleção expositiva, em geral, e no Tesouro da Borralheira, em particular», revelou a O INTERIOR Sandra Ferreira.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply