Sara Correia, David Fonseca, João Baião, o Festival One Man Band e também o Festival Síntese são alguns dos destaques da programação cultural da Guarda para os últimos três meses do ano. A programação inclui ainda várias peças de teatro, exposições, dança, conferências, apresentação de livros e cinema. No total são mais de 100 iniciativas distribuídas entre o Teatro Municipal da Guarda, o Museu e a Biblioteca Eduardo Lourenço.
Já esta sexta-feira regressa ao Café Concerto do TMG o Festival One Man Band. A 18 de Outubro atuam os Fitacola, uma banda nascida em Coimbra envolvida no panorama musical do punk, rock e ska. A partir de 25 de Outubro e até 27 de Dezembro é possível visitar a exposição “Retrospetiva de um amor profundo” de Gonçalo Melício. A 20 de novembro a banda “Sons sem fronteiras”, formada na CERCIG, atua no Pequeno Auditório do TMG.
A 26 de novembro o Pequeno Auditório recebe o concerto “Entre mundos: raízes em colisão”, com o saxofonista guardense Luís Salomé e a pianista Catarina Trindade. No dia seguinte, dia da cidade, é a vez de ouvirmos Sara Correia e a 29 de novembro sobem ao palco do Café Concerto os Hard-Zeppelin, banda de tributo aos Led Zeppelin. Dezembro começa com a 18ª edição do Festival Síntese (4 dezembro) e com atuação de David Fonseca a 5 de dezembro. O ano termina com a habitual Farewell Party com atuação do DJ Rui Monteirinho.
Nos dias 6 e 7 de novembro, o Pequeno Auditório do TMG recebe a peça “Teatro Aovido – o Morgado de Fafe Amoroso?!”, uma comédia que já é um clássico da obra camiliana. Trata-se de um texto de Camilo Castelo Branco e encenação de Pedro Estoninho. Ainda dentro da encenação, a 15 e 16 de novembro o Aquilo Teatro trás ao TMG a peça “A cena do ódio”, que homenageia o poeta e pintor Almada Negreiros. A 20 e 21 de dezembro há mais teatro, desta vez com o “Feliz Aniversário João Baião”.
O Festival de Cultura Popular também está entre os destaques culturais para o último trimestre do ano. Dias 9 e 10 de novembro, em Famalicão da Serra realiza-se a Festa da Castanha e da Jeropiga.