Cultura

Romaria Cultural volta a Gouveia

Romaria
Escrito por Efigénia Marques

Concertos, exposições de artes visuais, oficinas e atividades na natureza, mas também palcos informais em praças, ruas e jardins de Gouveia são as propostas da Romaria Cultural este fim de semana.
A nona edição do evento é organizada por uma rede de parceiros locais e tem como cabeças de cartaz os Scúru Fitchádu, Pás de Problème (na foto) e os mexicanos A Love Electric. Será ainda divulgado o resultado de uma residência de criação, com a apresentação do espetáculo inédito “Jazz Cabreiro”. Tudo começa sexta-feira com a abertura da “Feirinha GO Romaria”, que inclui oficinas e atividades participativas, e a inauguração de seis exposições de artes plásticas e visuais de vários artistas e coletivos nacionais, distribuídas por galerias e espaços comerciais no eixo central da cidade. À noite, Carolina Drave, Johnny Gil, Gonçalo Parreirão e o artista afegão Fazel Sapand atuam em palcos informais e, no Anfiteatro da Cerca, sobem ao palco o trio portuense Madmess, e Pás de Problème.
No sábado, o Mirante do Paixotão recebe ações de devolução de aves à natureza, uma performance resultante da residência artística “Encontrei um quadro, pensei plantá-lo…e plantei”, de Sofia Castro, e um concerto do projeto Spicy Noodles. À noite, o movimento “Mala de músicas e estórias” estreia, no Anfiteatro da Cerca, o espetáculo “Jazz Cabreiro”, resultado de uma colaboração entre dois músicos de Coimbra (João Mortágua e Gonçalo Parreirão) e músicos de Gouveia. Segue-se o projeto A Love Electric e os portugueses Scúru Fitchàdu. Uma caminhada de interpretação auditiva de aves e um passeio conduzido pelo paisagista sonoro Luís Antero marcam a manhã de domingo, cuja tarde será preenchida com os concertos do artista iraniano Sina Shirazi e dos CBF Trio, numa extensão do Festival das Artes QuebraJazz (Coimbra) a Gouveia.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply