Arranca esta quinta-feira o 26º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que conta com a participação de nove companhias e uma sessão de cinema até dia 27.
Os espetáculos terão lugar no anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, na Covilhã. A organização é do TeatrUBI e da ASTA, que serão as primeiras a subir ao palco com “Tirava-te a Dor e ficava com ela” esta quinta e sexta-feira. No sábado será a vez dos espanhóis Zig Zag Danza (Gijón) entrarem em cena com o espetáculo “formas” e no domingo os compatriotas Maltravierso Teatro (Cáceres) apresentam “Medea a la deriva”. Na segunda-feira atua o NNT – Novo Núcleo Teatro, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa com a peça “Simbiose”, seguindo-se na terça-feira uma sessão de cinema produzido na UBI.
No dia 23, o TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra apresenta “O Inspetor Geral”, enquanto no dia 24 sobe ao palco “O Parke do Crepúskulo”, pelos Maricastaña – Aula de Teatro da Universidade de Ourense (Espanha). “La Danza del Futuro”, do madrileno Arte 4 – Estudio de Actores, é a proposta em cartaz para o dia 25, seguida de “A Curiosidade dos Anjos”, de A Bruxa Teatro (Évora), no dia 26. O ciclo termina a 27 de março com a criação “Matéria”, da ASTA. Todos os espectáculos têm início às 21h30, com exceção do último (18 horas). A entrada é livre, mas a organização aceita donativos em espécie ou géneros a favor da Ucrânia.