O primeiro Encontro Nacional de Arte Pré-Histórica acontece esta quarta-feira no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, e assinala o Dia Europeu da Arte Rupestre.
A reunião surge num momento em que 30 entidades e municípios de todo o país iniciaram um processo de constituição da Rede Nacional de Arte Pré-Histórica, que terá constituição formal durante o encontro. «Nesta primeira edição pretendemos dar a conhecer alguns dos sítios mais emblemáticos de arte pré-histórica portuguesa, reforçando assim os esforços de aproximação institucional que têm vindo a ser desencadeados, seja na perspetiva científica do conhecimento ou na da gestão dos sítios», adianta Bruno Navarro, presidente da Fundação Côa Parque.
Já está decidido que o Museu do Côa acolherá a sede da futura Rede Nacional de Arte Pré-Histórica. «O objetivo deste projeto é criar um organismo intermunicipal, verdadeiramente nacional, que esteja comprometido com um conjunto de objetivos comuns e que passam pela partilha de recursos humanos e patrimoniais, a partilha de conhecimentos ou a partilha de experiências, tendo em vista a criação de produtos turísticos integrados», acrescenta o responsável.