Morreu esta segunda-feira a escritora Maria Manuel Viana, vítima de doença prolongada. Tinha 67 anos. Além de escritora, foi vereadora da Cultura da Câmara de Castelo Branco.
Nascida na Figueira da Foz, em 1955, são da sua autoria romances como “A Paixão de Ana B” ou “O Verão de Todos os Silêncios”, entre outras obras. Era também tradutora e foi professora do ensino secundário em diversos locais, incluindo Castelo Branco, onde passou grande parte da vida. Formada em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, destacou-se também pela sua atividade política — tendo integrado as listas do PS à Assembleia da República pelo círculo de Castelo Branco.
Maria Manuel Viana foi ainda coordenadora do Centro de Área Educativa, presidente da Comissão Distrital de Protecção de Menores e coordenadora do Gabinete para a Igualdade, Contra a Violência sobre Mulheres e Crianças. Em 1998 passou a viver com Eduardo Prado Coelho, de quem foi companheira até ao final da vida do escritor, em em 2007.