Cultura

Luciano Amarelo encena Tchekhov no TMG

Cerejal
Escrito por Sofia Pereira

O ator e encenador guardense Luciano Amarelo estreia esta sexta-feira (21h30), no Teatro Municipal da Guarda (TMG), a sua versão do clássico de Tchekhov, “O Cerejal”.

“Cerejal” é a segunda produção da ATO – Associação Terras de Ourondo, inserida na trilogia CerejATO, a partir da última peça do dramaturgo russo (1860-1904) e o culminar de «um longo processo de (r)escrita e análise do ser humano a partir do teatro e da vida, contando com a criação do novo método de trabalho de Luciano Amarelo – o novo método novo – que defende uma arte total para uma vida total», adianta a produção.

Esta criação resultou de um levantamento dramatúrgico, cinco leituras encenadas seguidas de conversas com o público (já levadas à cena em Lisboa), laboratórios de experimentação artística, ações de formação e de “open calls” abertas a artistas das comunidades locais nas áreas do teatro, música, dança e circo.

O trabalho criativo envolveu ainda uma parceria com a ARS – Campus Mineiro, no concelho do Fundão, onde a peça final ganhou “corpo”. A interpretação é de Antónia Alves, Catarina Bertrand, Carla Madeira, Cláudia Bonina, Daniel Viana, Filipe Pinto d’Oliveira, João Cadete e Luciano Amarelo

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply