O escritor covilhanense João Morgado participou no Festival de Literatura Portuguesa promovido pela Biblioteca Nacional de Belgrado, na Sérvia, no final da semana passada.
O romancista lançou a edição sérvia de “O Livro do Império, biografia de Luiz de Camões”, no âmbito das celebrações pelos 450 anos da primeira edição de “Os Lusíadas”. A obra foi traduzida por Anamarija Marinovic e editada por Čigoja štampa. Afonso Cruz foi outro convidado do evento, que teve o apoio do Instituto Camões, que patrocinou a tradução das obras. «Este é o ano de internacionalização de algumas das minhas obras, o que me orgulha. O contacto com o público sérvio e com alguns estudantes de Português foi enriquecedor», declarou João Morgado, que é também presidente da Casa do Brasil -Terras de Cabra e vice-presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras.
A sessão de lançamento da obra contou com a presença da embaixadora de Portugal na Sérvia, Virgínia Pina, que enalteceu «a forte presença» da literatura portuguesa nas livrarias locais. O festival pretendeu ainda assinalar os 140 anos de relações diplomáticas entre a Sérvia e Portugal, os 500 anos da expedição de Fernão de Magalhães e a primeira viagem de circunavegação.