Sociedade

Moeda desenhada por Tiago Ferreira vence concurso “O Clima”

Img 1509 Compressed
Escrito por Efigénia Marques

Sete escolas do concelho da Guarda participaram no concurso organizado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda com perto de 600 trabalhos

Tiago Ferreira, aluno da Escola Básica 2-3 Carolina Beatriz Ângelo, na Guarda, foi o grande vencedor da terceira edição do concurso “Desenhar a Moeda”.
Este é um desafio que «procura sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimento entre gerações», revela a organização. O objetivo é que as escolas de cada cidade portuguesa participem representando uma temática. Este ano a Imprensa Nacional-Casa da Moeda contou com a parceria do município da Guarda e o tema escolhido é uma reflexão sobre uma das grandes problemáticas globais da atualidade: a emergência climática.
Um assunto que preocupa e inspirou Tiago Ferreira, de 12 anos, que, a O INTERIOR, revela que «no início não sabia muito bem o que fazer, mas depois fui tendo ideias e consegui alcançar o objetivo». No desenho apresentado podem ver-se as alterações climáticas «representadas através da chuva e dos raios». Com estes pormenores o aluno do Agrupamento de Escolas da Sé pretendia desenhar uma moeda que «representasse melhor as alterações climáticas e os seus efeitos», acrescenta. O jovem admite que não contava ganhar: «Não tinha visto outros desenhos, mas como eram tantas pessoas não estava mesmo à espera», afirma, confessando que o prémio tem um «valor especial», uma vez que «foi um trabalho em que me empenhei sozinho».
De resto, o concurso serviu «para que eu e os meus colegas estejamos mais alertas em relação a este assunto», tendo a própria pesquisa da temática suscitado um «melhor entendimento da situação que o mundo enfrenta e a da sua gravidade». Tiago Ferreira ainda não sabe o que quer seguir no futuro, mas garante que «vai passar pelo mundo das artes». No concurso participaram sete escolas do concelho com perto de 600 trabalhos, «o que é representativo da dinâmica e da criatividade da comunidade escolar guardense», destacou o município. O prémio atribuído foi o desenho transformado em moeda e uma estatueta do “Anjo da Guarda”. Já a moeda vencedora integrará a coleção comemorativa do Plano Numismático da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Houve ainda duas menções honrosas entregues a Pedro Pereira (Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque) e a João Tomé (EB 2-3 Carolina Beatriz Ângelo).

 

Carina Fernandes

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply