Cultura

João Morgado lança segunda edição dos “Contos de Macau”

Morgado
Escrito por Efigénia Marques

A segunda edição do livro “Contos de Macau”, de João Morgado, foi lançada na sexta-feira na Fundação Casa de Macau, em Lisboa.
A obra vencedora do Prémio Literário Manuel da Fonseca 2020 foi apresentada por Ana Cristina Alves, coordenadora do Serviço Educativo do Instituto Cultural de Macau. A estudiosa da filosofia chinesa e das filosofias religiosas asiáticas destacou «a forma» como João Morgado captou «o pulsar da ilha e transportou para os seus contos quer o lado solar – todo o encanto do território, quer o seu lado lunar – o submundo do jogo, das tríades, do contrabando, do ópio». Para a professora, «parece que João Morgado viveu anos em Macau» e não esqueceu nestes contos «toda a magia que nos vem do oriente, e todo o encanto místico que se vive em Macau, reflexo da cultura chinesa». Na sessão o autor sublinhou que a obra não retrata o Macau atual, sendo antes um «livro impressionista, com pinceladas que misturam o histórico e o fantástico, e que procuram passar para o leitor um conjunto de sensações dispersas, de emoções e de temas que marcaram o território durante a administração portuguesa».
A segunda edição de “Contos de Macau” contou com fotografias do fotojornalista local Gonçalo Lobo Pinheiro. O livro está à venda no site em www.joaomorgado.net e na plataforma da Amazon. A sessão contou ainda com a presença do director Fundação Casa de Macau, Mário Matos dos Santos, e do presidente do Instituto Internacional de Macau, Jorge Rangel.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply