Cultura

Guarda in Jazz até domingo

Resende
Escrito por Efigénia Marques

O trio português Troll’s Toy abriu na segunda-feira o Guarda in Jazz, que está a decorrer na esplanada do café concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) e vai terminar na Alameda de Santo André este fim de semana.
Ontem, foi a vez do baterista português Fred, que integrou projetos como Orelha Negra e Buraca Som Sistema, subir ao palco integrado num quinteto que reinterpreta o repertório jazz-funk-hip-hop do produtor e músico norte-americano Madlib. Esta edição põe de lado os cânones estritamente tradicionais do jazz e aposta em propostas que «celebram e dão ênfase à fusão, à experimentação e às contaminações artísticas entre o jazz e outros géneros musicais», refere a Câmara da Guarda, que organiza este ciclo. Para esta quarta-feira (19 horas) está agendada a atuação do cabeça de cartaz do Guarda in Jazz deste ano. Trata-se do pianista Júlio Resende (na foto) , que se apresenta com a seu ensemble para interpretar uma «inovadora e original» fusão entre as linguagens do jazz e do fado.
O quinteto do vibrafonista Jeffery Davis é a proposta que se segue na quinta-feira (19 horas). Já no sábado (21h30) o ciclo guardense muda-se para a Alameda de Santo André, onde vai atuar a cantora e conceituada trompetista Jéssica Pina, que mistura o jazz com ritmos afro-latinos, no âmbito também do Guarda Wine Fest. No domingo (18 horas) cabe ao quarteto Solaris, liderado pelo saxofonista João Vaz Pinto, encerrar o ciclo de jazz da Guarda com um repertório que funde o jazz com a música coral de raiz tradicional e que vai contar com a participação do Grupo de Cantares de Arrifana, com o qual realizou uma residência artística. Todos os concertos têm entrada livre.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply